id Ideologias: ideias rápidas sobre as ideologias. O que são as ideologias? Em que se diferenciam das religiões? Exemplos de ideologias.
ideologías(esp) idéologies(fr)
IDEOLOGIAS

1. O que são as ideologias? Ideologia é um conjunto de ideias estruturadas que influem em algum campo da vida. É um modo de pensar em torno de ideais mais ou menos abarcantes. Por exemplo, pode-se dizer que o madridismo é uma pequena ideologia que agrupa pensamento em torno do futebol. Da mesma forma, a ecologia é uma ideologia em torno do cuidado com a natureza.

2. O que são as religiões? Uma religião é um conjunto de ideias e práticas que conduzem o até Deus.

3. Em que diferem a religião e a ideologia? Religiões e ideologias tocam-se pois ambas contêm ideias que levam a um modo de atuar. Diferem, no entanto em vários aspetos:

  • As religiões referem-se a Deus de modo primeiro. Esta é a distinção fundamental.
  • As religiões abarcam todo el comportamento humano e procuram o bem geral dos homens. As ideologias não são tão amplas e procuram bens mais reduzidos.
  • As religiões aludem a outra vida futura. As ideologias limitam-se a esta vida.
Ainda que haja estas diferenças, algumas ideologias abarcam muitos aspetos da vida humana e os ateus utilizam-nas como substituto da religião.

4. O homem necessita de substituir a religião? Não somos deuses, mas sim criaturas. O coração humano foi criado para amar e procura sempre bens e ideais para os quais se dirigir. Por isto, tenta alcançar o Bem infinito que é Deus. Se se priva do amor a Deus, procura outras coisas que sejam os seus deuses.

5. Exemplos de ideologias amplas? Algumas grandes ideologias que se usaram como substituto da religião são:

  • O budismo. - É uma ideologia ou filosofia muito ampla que não chega a ser religião porque no se refere a Deus. É um sistema de pensamento elaborado por um homem chamado Buda, que toca muitos aspetos da vida. Como propõe um estilo de vida austero e reflexivo, fez bem às gentes, salvo na procura de Deus.
  • O marxismo é outra ideologia que tenta dominar a vida humana por inteiro. Foi um fracasso que causou muito dano e encheu de ódio muitas sociedades pela sua proposta luta de classes.
  • O relativismo. - Esta ideologia também prejudica muitas pessoas afastando-as da procura do verdadeiro e do bom.
  • O laicismo.- Estas ideias pretendem impor o ateísmo na sociedade, de modo que desaparecem muitas normas morais, com o dano consequente.
id