id As aparições de Fátima: ideias rápidas sobre Fátima. Como foram as aparições? O que disse Nossa Senhora em Fátima? Como foi o milagre do sol?
fatima(fr) fatima(esp)
FÁTIMA
  • A. A primeira aparição de Fátima.
  • B. As outras aparições.
  • C. O milagre do sol.
A. PRIMEIRA APARIÇÃO DE FÁTIMA

1. Onde e quando foram as aparições? Fátima é um povoado de Portugal próximo de Lisboa. As aparições de Santa Maria começaram a 13 de Maio de 1917 e tiveram lugar todos os dias 13 de cada mês até Outubro do mesmo ano.

2. A quem apareceu? Em Fátima, Nossa Senhora apareceu a três crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos e a seus primos Francisco e Jacinta Marto de 9 e 7 anos.

3. Como foi a primeira aparição? No Domingo 13 de Maio, depois de ouvir missa, os três meninos saíram com as ovelhas para os pastos. Ali, sem perder de vista o rebanho, rezaram o terço como era seu costume e jogaram aos construtores juntando pedras em redor de um arbusto -onde hoje se encontra a Basílica-.
De repente viram uma luz brilhante. Pensando que era um relâmpago decidiram voltar para casa. Pouco depois, outro relâmpago e viram sobre uma pequena azinheira uma Senhora vestida da branco, mais brilhante que o sol (era meio-dia); das suas mãos pendia um terço branco. Nesse lugar encontra-se agora a Capelinha .

4. E de que falaram? Os meninos estavam a metro e meio da Senhora, dentro da luz que irradiava. A conversa é sempre entre Lúcia e Santa Maria, Jacinta vê e ouve mas não fala. Francisco apenas vê.
- Não tenhais medo. Não vos faço mal.
- De onde é Vossemecê? - Sou do céu.
- Que quer Vossemecê de mim? - Quero que venhais aqui seis meses seguidos no dia 13 a esta mesma hora. Depois direi quem sou e o que quero...
- Eu irei para o céu? - Sim, irás.
- E a Jacinta? - Irá também.
- E o Francisco? - Também irá, ma primeiro tem de rezar muitos terços.
- A Mª das Neves (16 anos) está no céu? - Sim, está.
- E a Amélia (19 anos)? - Ficará no purgatório até ao fim do mundo. Quereis oferecer a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos como reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores? - Sim, queremos.
- Tereis, pois, muito que sofrer, mas a graça de Deus vos fortalecerá. (E iluminou-os com uma luz que saía das mãos da Senhora).
- Rezai o terço todos os dias para alcançar a paz do mundo e o fim da guerra. (I guerra mundial).
Depois, Santa Maria começou a elevar-se e partiu.

B. AS RESTANTES APARIÇÕES DE FÁTIMA

1. Quantas pessoas acompanharam os meninos em cada aparição? Conforme correu a notícia, a afluência de gente aumentava. 50, 4.000, ninguém (pois tinham sido presos e a Senhora apareceu-lhes dias depois), 30.000 y 70.000.

2. Em que insistiu Santa Maria?

  • Nas seis aparições de Fátima, Nossa Senhora disse para rezarem "o terço todos os dias".
  • Instou-os muito a fazer sacrifícios pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados. Sempre abordou o tema dos pecados, pecadores, ou sacrifícios por estas intenções de conversão e reparação.
  • O Senhor deseja estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria (2ª e 3ª aparições).
3. Houve profecias em Fátima? Na terceira aparição, Nossa Senhora mostrou-lhes o inferno e anunciou-lhes várias coisas:
  • O rápido final da guerra e que haveria outra pior se continuassem as ofensas a Deus (2ª guerra mundial).
  • A Rússia espalhará os seus erros pelo mundo. (Refere-se ao comunismo que começou na Rússia pouco tempo depois). A Igreja padecerá muito, e um Papa sofrerá um atentado.
  • A queda do comunismo, depois da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
  • Em Portugal a fé se conservará sempre.

C. O MILAGRE DO SOL

1. Como foi a última aparição? Para 13 de Outubro estava anunciado um milagre e que a Senhora dirá quem é. Estavam umas 70.000 pessoas sob uma chuva torrencial. Pelo caminho, muita gente solicitava a ajuda de Santa Maria. Chegados à azinheira, a multidão reza o terço. Lúcia, por um movimento interior, pediu que fechassem os guarda-chuvas. Todos os estavam empapados. Pouco depois chegou Nossa Senhora ao cimo da azinheira.

- Que quer vossemecê de mim?
- Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem a rezar o terço todos os dias. A guerra está a acabar e os soldados voltarão cedo para suas casas.
- Tenho muitas coisas a pedir-Lhe: se curava uns doentes, se convertia uns pecadores, etc.
- Uns, sim; outros, não. É preciso que se emendem; que peçam perdão dos seus pecados. Que não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido.

2. Os milagres de Fátima.- Depois destas palavras, Santa Maria indicou para o sol. De imediato parou a chuva e as nuvens negras se dissiparam. O Sol via-se como um disco de prata que se podia olhar sem encandear. Está rodeado de uma coroa brilhante.

De imediato, o sol treme, agita-se e dá voltas sobre si mesmo como uma roda de fogo, projectando em todas as direcções feixes de luz de cores. A multidão vê-se tingida de amarelo, verde, vermelho, azul, roxo… Isto durou dois ou três minutos, posteriormente, o sol para por uns instantes e recomeça a sua dança de luz. Assim foi até três vezes.

Depois, vê-se o sol a desprender do céu e cair sobre a terra em zig-zag. A multidão está ajoelhada na lama e faz actos de fé e de dor dos pecados. Deus meus, misericórdia!
O sol detém-se na sua queda e, também em zig-zag, recupera a sua posição no céu. Passaram uns dez minutos no total. As 70 000 pessoas presentes viram-no, inclusive pessoas a mais de 5 km viram o fenómeno.
As roupas das pessoas, antes empapadas, estão agora perfeitamente secas.

id