id A fortaleza: ideias rápidas sobre a fortaleza. O que é a fortaleza? É necessária? Como exercitar a fortaleza?
force(fr) fortaleza(esp)
A FORTALEZA

1. O que é a fortaleza? A fortaleza é o hábito de superar dificuldades. O seu exercício abarca três grandes campos:

  • avançar nas dificuldades superáveis,
  • resistir às insuperáveis com paciência,
  • manter-se firme enquanto dure o esforço (constância).
2. É necessária a fortaleza? É uma virtude muito necessária porque fazer o bem exige esforços frequentes. Só quem se exige consegue avançar. Qualquer pessoa assim o reconhece. Cada coisa tem o seu preço e o esforço forma parte do que se deve pagar. Tanto a aquisição de qualidades como a obtenção de êxitos profissionais vão precedidas de batalhas nem sempre fáceis.

3. Porque é necessário esforçar-se? A necessidade da fortaleza é evidente e não necessita de especiais razões, ainda que se possa dar esta explicação: Quando se cometeu o pecado original, introduziu-se no homem uma inclinação para o mal, que se uniu à tendência natural para o bem, originando uma tensão entre ambas. desde então , quem deseja fazer o bem tem de vencer-se a si mesmo, tem de superar a inclinação para o mal que tem no seu interior.

4. Qualquer ideal exige esforço? Sim. Mas isto não impede que continue a ser um ideal. Se alguém aprecia algo como uma meta valiosa, não deixa de ser maravilhosa porque custa. Se se fixar muito nas dificuldades, fica sem o tesouro.

5. Existem dificuldades inventadas? Sim. Há situações que a nossa imaginação apresenta como grandes problemas, mas na realidade, não o são assim tanto. As causas do exagero das dificuldades costumam proceder da comodidade, da debilidade, do pessimismo, vê-lo como obrigatório, etc. Nestes casos, a situação imagina-se mais obscura e as soluções mais pesadas do que são na realidade.

6. Como exercitar a fortaleza? Várias ideias podem ajudar:

  • Exigir-se em pequenos sacrifícios é imprescindível para fortalecer a vontade. E o campo onde se exercitar é muito vasto.
  • Há uma palavra mágica que resolve muitas dificuldades. Basta dizê-la com energia: Esforça-te!
  • Afastar o temor ao desconhecido. Atacam-se as dificuldades e já ser verá se são tão custosas, pois muitas vezes a imaginação exagera-as.
  • Lutar a favor de si mesmo, não contra. Evitar situações em que a derrota é mais fácil.
  • A derrota nunca é segura. Não render-se. Sempre há soluções válidas, ainda que custem.
  • Procurar ajudas, do céu e da terra. Esforçar-se acompanhados é mais fácil. Por exemplo, a frequência dos sacramentos é um tesouro para os cristãos, porque fortalecem por dentro a quem os recebe.
id