id O Opus Dei: idéias rápidas sobre o Opus Dei. ¿O que é o Opus Dei? História breve do Opus Dei.
idiomas, languages
OPUS DEI
  • A. ¿O que é o Opus Dei?
  • B. História breve do Opus Dei.
A. ¿O QUE É O OPUS DEI?

1. ¿O que significa Opus Dei? Opus Dei significa em latim Obra de Deus.

2. ¿O que é o Opus Dei? Podem dar-se várias definições, de acordo com diversos critérios:

  • Do ponto de vista espiritual, o Opus Dei é um caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres quotidianos do cristão.
  • Uma definição descritiva: o Opus Dei é constituído por pessoas de todas as profissões (agricultores, enfermeiras, arquitectos, donas de casa,...), que têm em comum a procura da santidade na vida corrente.
  • Quanto à acção, o Opus Dei é uma grande catequese, pois oferece formação cristã a quem o deseja.
  • Para os que conhecem os meios de formação, o Opus Dei é uma família onde encontram a caridade cristã cheia de afecto e simpatia sincera que o Opus Dei transmite.
  • Do ponto de vista jurídico, da organização eclesiástica, o Opus Dei é uma Prelatura pessoal da Igreja católica. (Simplificando um pouco, uma Prelatura pessoal é comparável a uma diocese com características peculiares).
3. ¿Quando nasceu o Opus Dei? Deus Nosso Senhor fez ver o Opus Dei a São Josemaría Escrivá em 2 de Outubro de 1928.

4. ¿Em que países se pode encontrar o Opus Dei? Em toda a América e em boa parte da Europa; na Austrália, Nova Zelândia e em muitos países da Ásia e África (por exemplo, Japão, Filipinas, Índia, Cazaquistão, Quénia, Nigéria, Congo, Camarões, etc.). www.opusdei.org

5. ¿Quem pode pertencer ao Opus Dei? Podem pertencer ao Opus Dei as pessoas que receberam essa vocação divina; uma chamada de Deus para procurar a santidade no trabalho, e para promover nos outros esse encontro com o Senhor na vida quotidiana.

6. ¿Como saber se se tem essa vocação? Uma vocação é um grande dom divino. Para a descobrir é necessário rezar, procurando cumprir a vontade de Deus. Também é indispensável conhecer a opinião dos responsáveis do Opus Dei, que logicamente conhecem bem as características da vocação ao Opus Dei e ajudarão a discernir se essa vocação existe.


B. HISTÓRIA BREVE DO OPUS DEI

Na história do Opus Dei, como em qualquer outra instituição cristã, o factor principal é a actividade divina no fundo íntimo das pessoas. Porém é difícil traduzir em poucas linhas assuntos de natureza espiritual. Assim, se nos limitarmos aos aspectos meramente exteriores, a história do Opus Dei pode resumir-se assim:

Início do Opus Dei

1928 . . . Fundação. No dia 2 de Outubro, em Madrid, Deus Nosso Senhor mostra o Opus Dei a São Josemaría Escrivá.

1933 . . . Inaugura-se o primeiro centro do Opus Dei: a academia DYA que, pouco tempo depois, passou a ser residência universitária.

1941 . . . O bispo de Madrid D. Leopoldo Eijo y Garay, que conheceu e abençoou o Opus Dei desde o início, outorga a sua aprovação diocesana. Três anos depois ordena os três primeiros sacerdotes do Opus Dei: Álvaro del Portillo, José Mª Hernández de Garnica e José Luis Muzquiz.

1947 . . . A Santa Sé emite a primeira aprovação pontifícia. No ano anterior São Josemaría Escrivá transferiu a sua residência permanente para Roma.

1950 . . . Pio XII concede a aprovação definitiva do Opus Dei.

Expansão do Opus Dei

O Opus Dei nasceu em Espanha, mas com vocação universal. Tanto quanto lhe permitiu a segunda guerra mundial, o Opus Dei começou o seu desenvolvimento noutros países:

1946-47 . . . Começa o Opus Dei na Europa: Portugal, Itália, Grã-Bretanha, França, Irlanda.
1949-51 . . . Inícios na América: México, Est. Unidos, Chile, Argentina, Colômbia, Venezuela.
1951-57 . . . Noutros países da Europa e América.
1958 . . . . . . Começos do Opus Dei em África e Ásia: Quénia e Japão.
1963 . . . . . . Inicia-se na Oceânia: Austrália.
etc . . . . . . . (Actualmente encontra-se em mais de sessenta países).

Crescimento do Opus Dei

1969 . . . São Josemaría Escrivá convoca um Congresso extraordinário do Opus Dei para estudar o quadro jurídico da Prelatura Pessoal, figura que acaba de ser criada pelo concílio Vaticano II.

1975 . . . Falece em Roma São Josemaría Escrivá. Nesse momento pertencem ao Opus Dei cerca de 60.000 pessoas. Sucede-lhe D. Álvaro del Portillo.

1982 . . . João Paulo II erige o Opus Dei como Prelatura Pessoal.
1994 . . . Falece em Roma D. Álvaro del Portillo. Sucede-lhe D. Javier Echevarría.
2002 . . . João Paulo II canoniza São Josemaría Escrivá, que assim passa a fazer parte dos santos da Igreja católica. Nesse momento pertencem ao Opus Dei mais de 84.000 fiéis.

id

english: what is opus dei? po polsku: co to jest opus dei?
deutsch: was ist das opus dei? français: qu'est ce que l'opus dei?
italiano: ¿che cos`é l'opus dei?
español: ¿qué es el opus dei? opus dei mapa web