id A felicidade: ideias rápidas sobre a felicidade. É possível alcançar a felicidade? Conhece-se o segredo? Onde está e onde não está a felicidade?
felicità(it) bonheur felicidad(esp)
A FELICIDADE
1. Conhece-se o segredo da felicidade? Sim. Sabe-se o que conduz à verdadeira alegria. E conhecem-se os obstáculos e as miragens.

2. Quais são os obstáculos e as miragens? São as coisas que proporcionam algum prazer de carácter passageiro. Têm o perigo de confundir o homem e fazê-lo crer que ali está a felicidade. Como consequência, essa pessoa deixa de continuar a procurar para se encontrar com o que eram só gozos passageiros.

3. Onde não está a felicidade? A resposta é bastante fácil e conhecida. Há vários exemplos típicos desses gostos passageiros que podem confundir o homem:

  • O dinheiro, os bens materiais...
  • O sexo, a comodidade, os prazeres corporais...: Os prazeres proporcionam prazer mas não felicidade.
  • O êxito, a fama, o aplauso social, o triunfo profissional...
4. Onde procurar a felicidade? Há várias ideias que orientam a procura:
  • Fazer o bem dá mais felicidade que fazer o mal.
  • Os bens da alma originam alegrias mais duradouras. Entre outros motivos porque a alma é imortal e o corpo com os seus bens perecerá.
  • O coração humano é mais feliz servindo os outros. O egoísmo prejudica-nos.
5. Onde está a felicidade? Nesta vida não é possível ser completamente feliz. Nem sequer coisas tão nobres como o matrimónio ou o trabalho fazem totalmente feliz. Inclusive as ideias do ponto anterior proporcionam uma alegria incompleta, pois Deus nosso Senhor criou-nos com uma capacidade de gozo tão grande que os bens e as criaturas terrenas não saciam o nosso coração. Só Ele, Bem infinito, pode fazê-lo. Por isto, completamente felizes só seremos junto a Deus no céu.

6. E para ser felizes na terra? Na terra o homem é mais feliz na medida em que se aproximem de Deus. Os santos são os mais felizes da terra. A santidade é o segredo da felicidade.

7. Não basta sabê-lo.

id