id A diversão: ideias rápidas sobre a diversão. Para que serve a diversão? É melhor trabalhar ou divertir-se? A diversão faz o homem feliz?
divertissement diversión
A DIVERSÃO
1. O que é a diversão? Pode-se chamar diversão a qualquer actividade agradável que serve de descanso por não ser obrigatória e interromper o trabalho habitual. Divertir-se um pouco é bom e necessário pois o homem necessita de algum descanso para reparar as forças físicas e mentais.

2. A diversão é o principal da vida? Não, não. Isto converteria as vidas e as pessoas em inúteis. E o homem não é um ser inútil, mas há grandes ideais que se podem tentar. A diversão não deve ser o fim principal da vida, mas sim algo conveniente para outra.

3. Para que serve a diversão? Com a diversão pode-se pretender:

  • Respeito consigo próprio: Descansar, aliviar a fadiga do coração e da mente para depois trabalhar melhor. Melhorar a formação. Desenvolver alguma habilidade.
  • Respeito para os demais: Prestar-lhes um serviço diferente do habitual. Estabelecer novas amizades ou mantê-las.
  • Respeito com Deus: procurar uma maior proximidade com um trato mais relaxado sem as preocupações habituais.
4. O álcool, sexo e drogas divertem? Não são nada divertidos. Proporcionam prazeres ou travam o uso da razão mas, assim, o homem não descansa e, como alimenta o egoísmo, piora o seu coração.

5. É melhor trabalhar ou divertir-se? As duas coisas são boas e necessárias, cada uma no seu momento. Nas crianças pequenas, a diversão e as brincadeiras ocupam maior espaço. Ao crescer em maturidade, o homem capta a maior importância do trabalho. Pelo contrário, pensar apenas em divertir-se dificulta a formação da personalidade.

6. A diversão faz o homem feliz? Há três casos:

  • A diversão racional: descansa o homem e contribui para a felicidade.
  • A diversão em exclusivo: não torna o homem feliz pois falta-lhe o equilíbrio do trabalho. O coração humano necessita de desenvolver os seus talentos e servir os outros.
  • As falsas diversões (álcool, sexo, drogas...) nem descansam nem divertem, mas diminuem a dignidade da pessoa.
7. Na juventude, a diversão é o mais importante? A diversão não é o mais importante em nenhum momento da vida, tal como o descanso. Mais importante são o trabalho, o estudo, a oração, a cultura, o serviço aos outros… A diversão e o descanso só são necessários para depois aproveitar melhor o tempo.

8. Mas, se alguém não se diverte enquanto é jovem, desaproveita a vida? O que perde é alguns momentos de diversão. Por seu lado, se se dedica principalmente à diversão, perderá horas de trabalho, de oração, de serviço... Terá que escolher prioridades.

id